sábado, 10 de agosto de 2013

Sob Controle

A informação no século XXI está cada vez mais tecnológica, o mundo fica mais “conectado”, as informações surgem mais rapidamente. Em dois minutos uma bomba que explodiu em Napoli já é motivo de inquietações no Rio Grande do Sul, porém nem sempre a informação é correta, pode ter acontecido desvios de informação.
            Algumas vezes a informação é manipulada pelas grandes empresas, assim entrando na definição que Maquiavel fez em seu livro “O Príncipe” (1532) sobre Fortuna (para agir bem, o príncipe não deve deixar escapar a fortuna, isto é, a ocasião oportuna) e de Política (capacidade de exercer o poder, de domina-lo mantendo se no exercício de comandar).” É melhor ser temido do que amado, porém não pode ser odiado”.             O ator inglês Sacha Baron Cohen em seu filme “O Ditador” faz uma analogia ao governo americano, ao citar como é a forma de governar em uma ditadura. “Sua mídia pareceria livre mas seria controlada por uma pessoa e a família dela. Usariam a mídia para assustar o povo apoiando políticas contra os interesses deles” porém não diz só como é numa forma de ditadura, confirmando o que fazem em governos democratas como nos Estados Unidos e até mesmo no Brasil. Exemplificando o que a personagem diz são algumas notícias de jornais estrangeiros sabem e explicam melhor que nossos próprios jornais.             Francis Bacon em seu livro “Novum Organum - Aforismo Sobre a Interpretação da Natureza e O Reino do Homem” diz que “seria algo insensato, em si mesmo contraditório, estimar poder ser realizado o que até aqui não se conseguiu fazer, salvo se fizer uso de procedimentos ainda não tentados, enquanto admiramos e exaltamos de modo FALSO os poderes da mente humana, não lhe buscamos auxílios adequados”, mostrando que mesmo em 1620 a mídia controlava a forma de poder associando-se com os ideias do professor Octavio Ianni no livro escrito em 2000, o “Enigmas da Modernidade” afirmando o ideal do Príncipe Eletrônico baseando se em ideias Marxistas e Maquiavélicas em que o príncipe é aquele que articula as relações políticas e econômicas, ligando-as à hegemonia cultural ou superestrutural, da produção e da concentração dos signos que formam a cultura.
Sim, faz tempo que não posto nada, até pensei em abandonar o blog, mas vou postando quando eu tiver tempo e coisas que são fáceis de escrever.





Bom esse post foi um artigo que escrevi para a minha aula de Filosofia e eu curti pra caramba e queria divulgar, ainda mais porque tirei um dez. 
Aqui tá o vídeo da cena do filme o "Ditador" do Sacha Baron Cohen

E como sempre eu encerro o post com uma música e a bola da vez é:



Bom é isso ai e adios muchachos





Nenhum comentário:

Postar um comentário